A música “Lovezinho”, da cantora Treyce, foi removida do Spotify após disputa por direitos autorais. O refrão do hit tem uma melodia baseada em “Say It Right”, da cantora Nelly Furtado, mas a brasileira não pediu autorização da canadense para utilizar a canção como Sample. O pedido de exclusão foi movido pela Sony, editora que cuida dos direitos autorais de Nelly e dos outros autores da música.
“Como sentimos que o tempo estava passando sem que houvesse uma conversa séria, as editoras da obra original fizeram o takedown (derrubada) com o auxílio das plataformas”, disse o diretor jurídico da Sony no Brasil, José Diamantino.
Nelly Furtado chegou a gravar um vídeo fazendo a coreografia da música. Todavia, pouco tempo depois a informação que a editora fez contato com os músicos brasileiros para cobrar direitos autorais veio a público.
O compositor da versão em português disse que estava aberto a conceder parte dos direitos autorais. No entanto, as partes envolvidas não chegaram a um acordo.
Treyce se pronuncia após “Lovezinho” ser suspensa das plataformas
Após a assessoria jurídica da Sony no Brasil se pronunciar sobre a suspensão do hit do Carnaval “Lovezinho”, depois de um dia de um longo silêncio, Treyce, dona da voz que deu vida a canção, se pronunciou através do seu Instagram oficial na noite da última quinta-feira (04) através de sua assessoria.
Em nota postada nos stories, a assessoria da cantora informou que a mesma só ficou ciente da notificação da cobrança por direitos autorais vindo da gravadora há pouco tempo e “não houve tempo hábil para que possíveis negociações fossem feitas em seu nome”. No entanto, ainda de acordo com a nota, foram realizados contatos com a Sony Brasil de pessoas não autorizadas e que fez com que a resolução do problema fosse mais difícil, o que resultou na suspensão da música das plataformas digitais.
Finalizando a nota, a assessoria de Treyce informou para todos os fãs, seguidores e curiosos que visitaram seu perfil, a assessoria jurídica da loira já está trabalhando para que a situação seja resolvida da melhor maneira para todas as partes envolvidas a fim de respeitar a política de direitos autorais envolvida na situação.