Conecte-se conosco

Festa do Peão de Barretos

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos é adiada para outubro devido pandemia do Covid-19

Publicado há

em

Foto: Divulgação

A organização da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP) anunciou o adiamento do evento para o final do mês de outubro. O comunicado foi feito durante live da dupla Zé Neto e Cristiano na noite do último sábado (16).

Evento que chegava a reunir entre 900 mil e 1 milhão de visitantes anualmente, a Festa do Peão estava programada para acontecer entre os dias 20 e 30 de agosto.

Agora, deve ser realizada entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, o que significa que, além de ter sido adiada, também será encurtada. Em vez dos habituais 11 dias, neste ano serão apenas seis.

Durante o anúncio, a dupla sertaneja disse que todos devem se cuidar devido à pandemia do novo coronavírus, mas que era bom informar ao público que o evento acontecerá.

Em sua 65ª edição, a festa, considerada uma das maiores do gênero no mundo, ainda não tinha divulgado a sua programação nem iniciado a venda antecipada de ingressos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Jeronimo Luiz Muzetti, presidente do clube Os Independentes, associação que organiza a festa de Barretos, disse que a medida foi tomada por questões de segurança e que espera que até outubro “esteja tudo bem”.

“Apesar de ainda termos um cenário incerto, estamos trabalhando para entregar um evento completo, dentro da nova realidade”, disse ele.

Outro evento organizado no Parque do Peão, espaço que abriga a arena onde são realizados os rodeios, o Barretos Motorcycle, também teve sua data alterada: foi transferido para o período de 9 a 11 de outubro.

Em 2019, a festa foi marcada por representar um impulso para os rodeios, que receberam acenos positivos do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que visitaram a cidade do interior paulista e anunciaram medidas favoráveis à prática.

Vale lembrar, contudo, que os rodeios costumam ser motivo de crítica de entidades ligadas à proteção animal.

Doria anunciou o reconhecimento de um regulamento de boas práticas e bem-estar animal criado pela CNAR (Confederação Nacional de Rodeios), enquanto Bolsonaro anunciou no estádio de Barretos um decreto que flexibiliza a legislação sobre os rodeios em todo o país —a prática é bastante realizada em diferentes cidades brasileiras, principalmente no interior paulista e mineiro.

Com o encolhimento da Festa do Peão de Barretos deste ano, a organização terá de decidir quais provas ligadas a montarias serão de fato mantidas. Em 2019, foram seis tipos de competição distribuídos nos 11 dias de evento.

O peão de Goiás Daniel Batista de Lima foi o campeão da principal prova, o Barretos International Rodeo, que já contou, inclusive, com a participação de peões norte-americanos em edições anteriores. Lima levou como prêmio uma camionete, avaliada pelos organizadores em R$ 280 mil.

Para as ONGs ligadas à proteção animal, os eventos do gênero não deveriam existir por deixarem cavalos e touros expostos a som muito alto, pela longa espera para as montarias e também pelos currais considerados inadequados. Elas condenam ainda o uso do sedém —uma cinta de lã, que passa pela virilha dos animais, usada nos rodeios.​

Acadêmica de jornalismo, curte cultura alternativa, forró, MPB e outros baratos. Adora viajar, teatro e música no volume máximo. Atualmente residindo em Maceio, AL

Comente ou responda aqui

Deixe um comentário ou responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Termômetro

A GENTE TEM PAIXÃO EM INFORMAR, FOMENTAR E PROPAGAR TUDO SOBRE MÚSICA! Há 9 anos temos o prazer de criar conteúdo que informe e forme opinião para conectar ídolos, fãs e marcas. Inovação, responsabilidade, ética, imparcialidade, diversidade e consciência inclusiva representam a nossa filosofia. Copyright © 2011-2020 - Os Bastidores | On Stage Management - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Joás Sanct

Cidinha Barros Os Bastidores Entretenimento & Informação
Cidinha Barros é formada em Administração e responde pelo setor de Relacionamento. Através deste canal ela consegue dar agilidade aos requerimentos de informações feitos ao portal.
Enviar

Você não pode copiar o conteúdo desta página!