Conecte-se conosco

Publicado há

em

Existem poucos grupos tão influentes para a música brasileira quanto o Clube da Esquina. O projeto, idealizado por Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), atravessou gerações e é até hoje citado como influência para grande parte dos novos artistas. É algo mágico, inexplicavelmente escondido entre os belos arranjos, a angelical voz de Milton e a atmosfera psicodélica e serena das canções.

Em 2020 o lançamento do épico disco duplo completa 50 anos. Além de uma turnê de comemoração, até programa de televisão o grupo vai ganhar como homenagem! O Canal Brasil, sempre prontificado a produzir grandes materiais sobre ídolos da cultura nacional, vai estrear o programa Milton e o Clube da Esquina.

A série, de seis episódios, contará alguns detalhes da formação do grupo e da gravação das músicas, na voz do próprios protagonistas dessa história. O ator Gabriel Leone conduz um bate-papo descontraído entre Milton, Lô BôrgesMárcio Borges e Ronaldo Bastos, que relembram as histórias da época. Tudo isso na companhia de outros nomes consagrados como CrioloSamuel RosaMaria Gadú e mais.

Trata-se de uma coprodução entre o Canal Brasil e a Gullane. Quem assina a direção é Vitor Mafra, que também participou do roteiro junto a Marcelo Dantas e Danilo Gullane. O projeto, gravado em um estúdio isolado com vista cinematográfica para as montanhas mineiras, foi baseado no livro “Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”, de Márcio Borges.

“A renovação da chama das composições é uma coisa que continua presente”

Foto: Divulgação

Milton, Lô e Márcio responderam algumas perguntas da imprensa sobre o novo projeto e sobre o legado do Clube da Esquina para a música nacional. O evento também contou com as aparições de Maria Gadú e Ney Matogrosso.

Questionado pelo TMDQA! sobre os artistas convidados para a reinterpretação das faixas, Milton respondeu que “o principal de tudo é a amizade e a verdade. Não foi difícil escolher as pessoas”.

Respondendo sobre o legado e a evidente atemporalidade do trabalho do Clube, Lô Borges disse:

“Cada um dos componentes do Clube da Esquina nos mostra, com muita clareza, que é possível fazer 20 anos várias vezes na vida. Essa é a sensação que eu tenho, porque o público vai chegando e se renovando. Vamos vendo os filhos dos nossos contemporâneos. O próprio Samuel Rosa comentou que ele saiu do livro d”Os Três Porquinhos’ direto para o Clube da Esquina (risos). Essa coisa vai se perpetuando, e nos dá a possibilidade de ficar repetindo os nossos 20 anos, evidentemente fazendo todos os aniversários possíveis. A renovação da chama das composições é uma coisa que continua presente nos nossos shows, na nossa vida e nos nossos discos. É isto que eu quero para a minha vida”.

Na televisão e no streaming

Milton e o Clube da Esquina tem estreia programada para o próximo dia 31 (sexta-feira) às 22h30 no Canal Brasil. Os seis episódios serão exibidos semanalmente às sextas, com horários alternativos aos sábados (13h), domingos (2h e 9h) e segundas (0h15). Após a exibição do primeiro episódio, os episódios estarão disponíveis no Canal Brasil Play, plataforma de streaming do canal.

O episódio de estreia conta com as ilustres participações de Samuel Rosa e Seu Jorge, além, é claro, de Gabriel Leone e dos artistas do Clube da Esquina. No episódio, eles apresentam uma novas versões para “Clube da Esquina“, “Para Lennon & McCartney” e “Clube da Esquina Nº 2“. Milton, Lô, Márcio e Ronaldo Bastos contam um pouco sobre o início da trajetória do movimento. Lô chega até a lembrar sobre uma banda cover de Beatles que teve antes, nomeada The Beavers.

Fotografo, videomaker, editor do site Os Bastidores, estudante compulsivo de TI, fã de Heavy Metal, estudioso da cultura medieval e apreciador de um bom vinho.

Publicidade
Clique aqui para comentar e/ou responder

Deixe um comentário ou responda aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Termômetro

A GENTE TEM PAIXÃO EM INFORMAR, FOMENTAR E PROPAGAR TUDO SOBRE MÚSICA! Há 9 anos temos o prazer de criar conteúdo que informe e forme opinião para conectar ídolos, fãs e marcas. Inovação, responsabilidade, ética, imparcialidade, diversidade e consciência inclusiva representam a nossa filosofia. Copyright © 2011-2020 - Os Bastidores | On Stage Management - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Joás Sanct

X