Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Os Bastidores
Opinião

O que esperar de Homem-Aranha 3?

Entenda como o final de Longe de Casa dá pistas do futuro de Peter Parker no MCU

[Atenção: o texto contém spoilers de Homem-Aranha: Longe de Casa. Se você ainda não assistiu, guarde-o para mais tarde]

A primeira cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa deixa a brecha perfeita para um terceiro filme do herói. Ao final da aventura na Europa, quando tudo parecia nos eixos e Peter já estava de volta a Nova York curtindo seu romance com MJ, um boletim de notícias vira sua vida de cabeça para baixo. Em painéis espalhados nos prédios da cidade, o icônico personagem das HQs J. Jonah Jameson não apenas revela a identidade do Teioso, como exibe um vídeo que o incrimina pelos atentados causados por Mystério e sua equipe.

De repente, o então Amigão da Vizinhança se vê como um inimigo para a opinião pública e, dessa vez, não há nenhum adulto responsável para ajudá-lo a resolver esse problema. Nem seu mentor Tony Stark, nem Talos, o Skrull disfarçado de Nick Fury que “liderou” a missão contra os Elementais – muito menos o próprio ex-diretor da S.H.I.E.L.D., que está ocupado no espaço em alguma missão secreta. Depois de cinco filmes vivendo da sombra do Homem de Ferro e pedindo permissão para tudo, o herói finalmente é obrigado a amadurecer e agir seguindo seu instinto e suas estratégias para salvar a própria pele.

Um ou dois vilões?

A premissa, por si só, parece o encerramento natural para o arco do personagem até aqui. Mas, além disso, dá a oportunidade para explorar elementos tradicionais dos quadrinhos do herói, como a própria figura do Jameson. O agora youtuber do canal não muito confiável ClarimDiário.net deve ser o grande adversário de Peter nessa nova jornada e, portanto, seu ódio pelo Teioso deve permear toda a narrativa. A presença de Jameson ainda traz debates mais atuais do que nunca ao MCU, como as fake news e a própria inocência de quem as consome, o que também adiciona camadas interessantes à trama.

Claro, não se pode desconsiderar a hipótese de Mystério ter criado mais uma de suas ilusões e não estar de fato morto. Há grandes chances de ele estar abastecendo o ClarimDiário.net em uma empreitada para se vingar do Aranha.

Sozinho mesmo?

Ainda que a divulgação do vídeo deva afetar a vida de todos a sua volta, parece improvável que o Ned, seu “cara da cadeira”, o abandone bem agora. MJ, que literalmente fala neste filme “não se pode acreditar em tudo na internet”, também não deve se abster dessa luta. Há de se considerar os papéis de Happy e tia May nesta história toda e a possibilidade do diretor Jon Watts colocar no seu caminho outro Vingador para auxiliá-lo – ou, mesmo, o jornalista Eddie Brock, já que rumores indicam um eventual encontro entre o Teioso e Venom no universo da Sony.

Se qualquer uma das hipóteses se confirmar e ele tiver ajuda de aliados, é importante que Peter consiga agir de forma independente. Não adianta mais favores como “Happy, me busca, por favor?”. O personagem é mais forte do que isso. Dessa vez, ele precisa cumprir a missão, do início ao fim.

Vale lembrar que, embora pareça bastante óbvio que o terceiro filme deva acontecer, o Marvel Studios ainda não anunciou nenhum dos filmes da fase 4. Especula-se que o novo calendário de estreias seja revelado durante a San Diego Comic-Con. Até lá, fique com as nossas teorias no OmeleTV; assista no topo da página.

Publicações relacionadas

Deixe um comentário