Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
0%
Os Bastidores
Expocrato

Festival Expocrato celebra 75 anos e artistas do Cariri dividem palco com grandes nomes da música

Artistas e bandas da região do Cariri voltam ao palco do Festival Expocrato com mais força nesta edição 2019. Continuando a política de valorização dos profissionais locais, 19 artistas e bandas vão dividir noites de shows com grandes nomes da música nacional entre os dias  13 e 21 de julho, em Crato no Ceará. Serão mais de 50 atrações, entre ícones do sertanejo, forró, samba, pop rock e reggae.

Ana Nery (foto: divulgação)

A cantora Ana Nery, de Juazeiro, descreveu o momento em que espera para a sua apresentação na mesma noite que Xand Avião, Gusttavo Lima e o conterrâneo Jonas Esticado, como “coração a mil”. “A Expocrato foi um divisor de águas na minha carreira. Abriu portas para meu trabalho e a banda cresceu de uma forma surpreendente”, revela a cantora, que se apresentou pela primeira vez em um grande palco ano passado no Festival. “É uma excelente oportunidade para todos os artistas”, concluiu.

Formação atual da Banda Calcinha Preta (Bell, Paulinha Abelha, Daniel Diau e Silvânia Aquino)

Um dos maiores nomes regionais e compositores de forró do Ceará, Luis Fidelis se apresenta no domingo, 14, noite do forró romântico com Magníficos, Calcinha Preta, Iohannes e mais. Conhecido e adorado nos palcos do Cariri, Fidelis diz de sua alegria em colocar o povo para cantar e dançar no Parque de Exposições. Quem também se apresenta é o forrozeiro raiz Fábio Carneirinho, que comemora a inclusão permanente de artistas regionais na programação. “A ansiedade está grande. Vou tocar com bandas nacionais, profissionais que admiro muito, como Nando Reis. Para nós, artistas locais, é muito importante estar nesse meio, fazer parte deste que é o maior Festival de música do Norte e Nordeste”, declara.

Gusttavo Lima

Ainda se apresentam Gideon do Forró, Raphael Belo Xote, Daniel Lobão, Missão Miranda, Raphael Alencar, Éryka Diniz, Ciço Bodim, Bulé de Caminhão, Apimentados do Forró, Maninho e banda, Luan Rocha, Antônio Marcos, Ruan Rodrigues, Forró Alencar, Wawa Pinho e Chumbo Sim Sinhô.

O Expocrato comemora 75 anos em plena consolidação como maior festival das regiões norte e nordeste. Foi em dezembro de 1944 que a primeira edição da Feira Agropecuária do Crato tomou conta da cidade com intensa movimentação de visitantes e negociadores. De lá para cá, a Expocrato somou 75 anos de fundação, avanços e conquistas, sendo hoje considerada Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, uma das maiores do gênero e a maior do Norte e Nordeste brasileiro.

Biquini Cavadão

Durante todos esses anos a Expocrato colecionou histórias, causos e curiosidades na mente dos caririenses. Confira alguns fatos históricos para celebrar este grande evento:

● A feira nasce para incentivar a agropecuária na região do Cariri, até então dominada pelos engenhos de cana de açúcar.

● Seus pais fundadores foram Wilson Gonçalves, então prefeito do Crato, e o professor e criador de gado Pedro Felício Cavalcante, que hoje batiza o Parque de Exposições, atualmente o maior do Nordeste, segundo o Governo do Estado.

● Entre a primeira edição e a segunda edição houve um intervalo de 9 anos, devido ao pós II Guerra Mundial e a crise econômica. Logo, em 2019, são 68 edições.

● De volta, a segunda edição foi lançada no centenário do Crato, em 1953, onde hoje é a praça Alexandre Arrais.

● Em 2012, a Expocrato teve como tema o centenário de Luiz Gonzaga, com exposição de roupas, fotos e música.

● “Eu vou pro Crato”, inclusive, é uma das músicas de Luiz Gonzaga que recepciona os visitantes no Parque de Exposição todos os anos.

● Foi na década de 1960 que a Feira começou a ter momentos de entretenimento com apresentações folclóricas e shows noturnos.

● Em 1959, a Exposição Regional Agropecuária do Crato foi elevada à categoria de Exposição Centro-Nordestina.

● Luiz Gonzaga, Belchior, Fagner, Ednardo são alguns nomes que passaram pela Expocrato antes da consolidação também como evento de entretenimento.

● Em 2018, o Parque de Exposição recebeu uma mega reforma e expansão. Fora 4.434,30 m² de reformas nas construções existentes, como pavilhões, e acréscimo de 11.137,50m² em novas construções.

No mesmo ano, a parte de shows noturnos ganhou o título de Festival de Música, sendo o maior do Norte e Nordeste, por contemplar diversos ritmos e receber mais de 50 atrações ao longo de 9 dias.

Divulgação

Deixe um comentário